Mãos...

Mãos...
"Mãos que semeiam o amor...Plantam a compreensão e colhem o futuro".

Colegas do Curso Mediadores de Leitura da Bibliodiversidade.

Colegas do Curso Mediadores de Leitura da Bibliodiversidade.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Restinga Sêca recebeu este nome, devido a orla de bosques ou mato em baixadas, à margem do arroio ou de sangas e, Seca originada de uma sanga denominada Passo da Porteira, que em épocas do ano ficava com pouca água e cortava seu curso.
Com a construção da estrada de ferro Porto Alegre- Uruguaiana, em 1885, foi levantada à margem esquerda da sanga da Restinga, uma caixa dágua para abastecer os trens. O local passou a ser conhecido como Caixa d' Agua.
A localidade de Caixa D'Agua passou a ser chamada de Restinga Sêca, em função do Distrito e da estação da Viação Férrea que se tornou o centro dinamizador  da economia do Distrito, levando o ovoado a crescer e se desenvolver.
Surgiram casas comerciais, pequenas indústrias e a primeira escola fundada em 1924 em Vila Rosa. A comunidade passou a se organizar e em 31 de março de 1938, o povoado passou à categoria de vila e o 4º Distrito passou a caminhar para a sua estabilização.
Na década de 50, Restinga Sêca era distrito mais próspero de Cachoeira do Sul e com o crescimento veio a primeira rede elétrica  que funcionava somente até a meia-noite. Seus filhos começaram a cultivar o ideal emancipicionista que cresceu rapidamente e, em 25 de março de 1959, através da lei 3.730 assinada pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola.

(Fonte: Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Restinga Sêca/ RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário