Mãos...

Mãos...
"Mãos que semeiam o amor...Plantam a compreensão e colhem o futuro".

Colegas do Curso Mediadores de Leitura da Bibliodiversidade.

Colegas do Curso Mediadores de Leitura da Bibliodiversidade.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Módulo 03- atividade/ unidade 02


Como o educador deve trabalhar a leitura e a poesia com o aluno de modo que este se torne um leitor crítico e depois um autor crítico? (Mirta)

1°) O educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler, na biblioteca, na sala de leitura, e na sala de aula ( com o cantinho de leitura, o cantinho do teatro, música e poesias ). Glaucia
2°) deve oferecer texto Narrativo, Poema, Fábula, Parlendas, Adivinhações, Conto, História em Quadrinhos, Texto Informativo, Receita Culinária, Bula de Remédios, Texto Imagético ( Fotografia, Pintura em Tela, Desenho e outros ), Charges, Crônica, entre outros. Respeitando sempre a individualidade de todos os alunos, conhecê-lo e ser um motivador...Glaucia
3°) deve construir um cantinho para fixar vários tipos de poesia é um método eficaz para o incentivo da leitura e interpretação poética, pois quanto mais se lê, mais se aprende e cria o hábito da leitura não só de poesia como de outros tipos de textos.Glaucia
4°) Representar poesias através de teatro,como sugestão poderia ser o poema:  A Bailarina”, de Cecília Meireles, que é uma bela poesia e também  pode ser interpretada oralmente, pode ser representada através da dança...Mirta
Podemos salientar que a leitura, a poesia,..., deve ser atividade obrigatória na sala de aula e em casa, pois é essencial ao desenvolvimento global do aluno, para que este se torne um cidadão crítico, reflexivo e criativo, capaz de ajudar a transformar a sociedade na qual estiver inserido, para melhor.
 Os educadores devem trabalhar poesias e textos poéticos com seus alunos, pois estes vêm sendo indicados como um dos meios mais eficazes para o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e do adolescente, do senso estético e de suas competências leitoras e, conseqüentemente, simbólicas. Não devemos ter o objetivo de transformar os alunos em grandes escritores de poemas, até porque se precisa ter dom para esta arte, mas sim transformá-los em leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta, a música, os textos quiseram transmitir em meio aos versos, as apresentações, as músicas, além de propor que os mesmos não percam a poesia que nasce neles desde quando as mães cantavam cantigas de ninar para que dormissem e depois quando brincavam de cantigas de roda, adivinhas, trava línguas, para lendas, histórias etc. (Mirta e Glaucia)
Como o Natal se aproxima deixamos uma sugestão de poema que pode também ser interpretado e dramatizado: Mirta
Natal
É Natal, é Natal
                    Tudo bate o pé
                       Vamos pôr o sapatinho
                          Lá na chaminé
                            Olha o Pai Natal, de barbas branquinhas
                              Traz o saco cheio de lindas prendinhas
              Pai Natal,  Irá trazer
                                  Brinquedos para nós
                                    Para a Zeca uma boneca
                                       Para o Zito um apito
                                        Uma bola para saltar
                                              É o que quer o Baltazar.

Poesia retirada do end:
http://atividadespracolorir.blogspot.com/2010/11/poemas-de-natal-para-declamar.html







2 comentários:

  1. Parabéns pelas reflexões a respeito do estímulo à leitura e o incentivo ao aluno no despertar para a poesia, no seu sentido amplo de possibilidades e compreensão.
    E a mensagem natalina carregada de significados de que Natal não é só uma data comemorativa para se receber presentes, mas para ser representada e entendida por todos, como fraternidade.
    Um grande abraço
    Profa. Marilene

    ResponderExcluir
  2. Ótimas reflexões a respeito da importância da leitura e uma linda poesia natalina...
    Gostei da referência ao final do post!
    Abração
    Kátia

    ResponderExcluir